Segurança Alimentar

Para a Ibersol, comida rápida é preparar de forma rápida e segura os ingredientes que vamos buscar aos melhores fornecedores. É garantir, minuto a minuto, a higiene e segurança alimentar de todos os nossos produtos. É assegurar que cada refeição que lhe servimos é confecionada com os melhores ingredientes. Por isso é que nos nossos restaurantes tudo sabe bem. Porque é bom! De qualidade provada e comprovada.

Porque é que esta alface
é diferente das outras?

Saiba mais >

Etapas do Processo de Controlo de Qualidade da Ibersol

FORNECEDOR

A nossa exigência começa na escolha dos fornecedores, que são selecionados segundo rigorosos critérios e se comprometem a cumprir todos os requisitos de qualidade, segurança alimentar e rastreabilidade.

Todos os produtos que oferecemos aos nossos clientes são controlados através de um sistema de rastreabilidade, que permite identificar de forma exaustiva todos os intervenientes ao longo da cadeia alimentar, desde a origem da matéria-prima até ao restaurante.

Todos os ingredientes que usamos são alvo de um processo prévio de homologação, onde é verificado o cumprimento de um conjunto rigoroso de requisitos de qualidade, segurança alimentar e dados nutricionais.

Como vê, todos os nossos fornecedores são nossos parceiros na importante missão de levar até si os melhores ingredientes: frescos e saborosos, como você gosta.

TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO

O transporte e o armazenamento dos produtos, desde os fornecedores até aos nossos restaurantes, são feitos seguindo todas as normas ditadas pela União Europeia, em que são rigorosamente controladas a temperatura, as condições de conservação e acondicionamento e a validade de cada produto.

O nosso fornecedor de micrologística, responsável pela entrega diária da maioria dos produtos em todos os restaurantes da Ibersol, é certificado com o Higher Level pela Standard EFSIS, uma exigente norma de segurança alimentar.

Fazemos tudo para que cada ingrediente conserve todas as suas características de origem, tal como os nossos clientes merecem.

RESTAURANTE

Em todos os nossos restaurantes cumprimos um conjunto de procedimentos de controlo dos produtos e dos processos produtivos, de acordo com o sistema de segurança alimentar HACCP (Hazard Analysis & Critical Control Point), que nos diferencia pela garantia que damos de qualidade e segurança alimentar. Uma qualidade que se nota no excelente sabor de cada uma das refeições que lhe servimos.

Diariamente, todos os nossos produtos são controlados desde o momento da sua receção até à entrega ao cliente, efetuando-se controlos de receção, armazenamento, preparação e confeção, exposição e distribuição, que asseguram que as refeições que lhe servimos respeitam os mais elevados padrões de qualidade a todos os níveis.

Controlos de Receção

Nos nossos restaurantes todas as receções de produto são alvo de um controlo rigoroso, em que são verificadas as temperaturas de entrega, as características dos produtos e respetivas embalagens e os lotes e validades. Tudo de forma a garantir que cada produto que entra nos nossos restaurantes apresenta as corretas características de qualidade e segurança alimentar.

Armazenamento

As câmaras de refrigeração e conservação de congelados são alvo de um controlo sistemático, verificando-se a conformidade das temperaturas, organização, manutenção e estado de higiene destes equipamentos, bem como a conformidade dos produtos armazenados e a correta gestão de stocks segundo o princípio FEFO - First End First Out. É dada especial atenção ao controlo das validades: a atribuída pelo fornecedor e ainda as que decorrem de manipulações efetuadas ao produto, nomeadamente, descongelação, abertura de embalagem, etc.

Preparação e Confeção

Todos os processos de preparação e confeção são analisados, sistematizados e controlados de forma a garantir a qualidade e a segurança alimentar das refeições que lhe servimos. Em todos os turnos são verificados, quanto a níveis de higiene e de características de funcionamento, todos os equipamentos envolvidos nos processos de preparação e confeção dos alimentos.

Exposição e Distribuição

Os nossos cuidados vão até ao momento em que entregamos o produto aos nossos clientes. Nesta etapa, controlamos os tempos e temperaturas de permanência do produto nos expositores, a proteção adequada, o controlo da validade do produto e as corretas condições de higiene dos utensílios e embalagens de serviço.



Além de tudo isto, cumprimos a Norma de Manipuladores de Alimentos, que assegura que todos os nossos colaboradores cumprem os requisitos de higiene específicos da atividade de restauração e se apresentam corretamente fardados. Paralelamente, são assegurados programas de formação transversais e específicos de cada marca de qualificação dos nossos colaboradores nos requisitos e práticas de segurança alimentar.

Também se garantem as corretas condições de limpeza dos equipamentos e das instalações, que são alvo de acompanhamento diário, estando sistematizados e implementados planos específicos de higiene e de manutenção.

Melhoria Contínua

Todos estes parâmetros são periodicamente controlados por entidades independentes. Por ano, são realizadas mais de 1000 auditorias externas que envolvem todas as marcas da Ibersol e mais de 1000 controlos analíticos de produto e instalações. Estas avaliações promovem a melhoria contínua do nosso sistema de segurança alimentar e permitem uma monitorização constante de todos os produtos que lhe oferecemos.

Brands