Mitos da Alimentação

Frutas e Vegetais

Fruta após as refeições faz engordar - A ordem em que se ingerem os alimentos não influencia o total de calorias diárias!

Mas se as ingerir antes da refeição, graças ao alto conteúdo de fibra, irá sentir menos fome e evitar outros alimentos mais calóricos.

Os espinafres são a melhor fonte de ferro – O ferro presente na carne é absorvido com mais eficácia, sendo assimilado em cerca de 25%.

Apesar disso, o ferro de origem vegetal também é importante e a sua absorção aumenta se incluir uma fonte de vitamina C, como citrinos, por exemplo.

Gorduras

O azeite não engorda
O azeite, à semelhança das restantes gorduras, fornece 9 Kcal por grama.

Contudo, as gorduras devem fornecer 30% das Kcal diárias, sendo o azeite uma das mais saudáveis, graças ao seu poder de redução do mau colesterol.

Para fritar posso utilizar qualquer gordura
O aquecimento das gorduras a altas temperaturas causa a sua deterioração e algumas são mais prejudiciais que outras.

A manteiga e as margarinas de origem vegetal não devem ser utilizadas para fritar. Utilize azeite ou óleos mais resistentes ao calor (de amendoim ou de soja), filtre-os após cada utilização e substitua com regularidade. Não utilize óleos com espuma ou cor acastanhada. Não ultrapasse os 180° C de fritura.

As gorduras são prejudiciais à saúde
Ingeridas com moderação, as gorduras são uma importante fonte de energia e regulação térmica e são essenciais na renovação celular e na absorção das vitaminas lipossolúveis.

As mais benéficas para a saúde são as monoinsaturadas e polinsaturadas (peixe, oleaginosas, azeite e óleos vegetais) – são benéficas aos glóbulos brancos, ajudam a reduzir o mau colesterol e a prevenir doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro.

A dieta mediterrânica é excessiva em gorduras
A dieta mediterrânica é pobre em gorduras saturadas e rica em gorduras monoinsaturadas, que são saudáveis.

Vários estudos referem que os povos mediterrânicos têm níveis de colesterol e uma taxa de doenças cardiovasculares e de cancro inferiores aos povos do norte da Europa.

O chocolate tem gordura e açúcar é nocivo para a saúde
O chocolate é uma boa fonte de magnésio e cálcio e tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Além disso, contém substâncias que ajudam a descontrair e a melhorar a disposição. Porém, tal como qualquer alimento rico em gordura, deve ser consumido com moderação.

Cereais e Hidratos de Carbono

O pão faz engordar
Tal com qualquer outro alimento, só se for comido em exagero ou misturado com alimentos calóricos.

Simples, é um alimento equilibrado, rico em hidratos de carbono (a nossa principal fonte de energia), minerais (ferro e cálcio) e vitaminas (complexo B). É também uma excelente fonte de fibras, que facilitam o funcionamento intestinal e, graças à sua capacidade de absorção de água, promovem a saciedade.

As massas fazem engordar
As massas são ricas em hidratos de carbono, mas têm baixo teor de gordura.

Promovem a saciedade e são de fácil digestão, pelo que são um alimento nutritivo e equilibrado e, desde que ingeridas nas proporções adequadas, não fazem engordar.

Carne, Peixe e Marisco

A carne vermelha faz mal à saúde
A carne vermelha possui nutrientes essenciais, como proteínas, minerais e vitaminas, em especial do complexo B, como a B12, indispensáveis ao bom funcionamento do organismo.

Porém, este tipo de carne contém gordura saturada e colesterol. Para a tornar mais saudável, escolha pedaços magros e retire qualquer gordura extra antes de cozinhar.

Os peixes gordos devem ser evitados
Todos os peixes são excelentes fontes de proteínas, vitaminas e minerais, como o fósforo e o iodo, e contêm um baixo teor de gordura saturada.

Peixes como salmão, cavala, arenque, sardinha, peixe-espada, atum e truta contêm ácidos gordos ómega 3, que ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, baixando a pressão sanguínea e os níveis de triglicéridos no sangue.

Os mariscos fazem aumentar os níveis de colesterol
Os níveis de colesterol no sangue estão relacionados com a ingestão de gorduras saturadas e não com o conteúdo dos alimentos.

Visto que a maior parte dos mariscos é pobre em gorduras, não existe motivo para excluí-los da sua alimentação.

Produtos Dietéticos

Os alimentos integrais não fazem engordar
Têm mais fibra, mas a mesma composição e nutrientes. Logo, para o mesmo peso, o valor calórico é semelhante ao dos refinados.

A fibra, porém, melhora o trânsito intestinal, contribui para reduzir os níveis de glicose e colesterol do sangue e previne doenças como o cancro. Os produtos integrais são aconselhados por estas razões, mas não como método de emagrecimento.

Produtos diet não contêm açúcar
Os produtos diet podem conter açúcar. Em alguns apenas são eliminados nutrientes específicos como sódio, gordura ou proteína.

Em geral, os produtos diet dirigem-se a públicos com necessidades alimentares especiais, como diabéticos e hipertensos, por exemplo.

Produtos light não contêm gordura
Comparados com o produto na sua apresentação normal, os light podem ter menos 30% de calorias ou de nutrientes como açúcar, gordura, sódio...

Ou seja, apenas possuem menor percentagem de gordura ou de outro nutriente, mas não uma eliminação total.

Bebidas

Água durante a refeição engorda
A água não fornece calorias nem antes, nem durante, nem depois das refeições.

Beba água sempre que possível e a qualquer momento. Se beber antes das refeições, sentirá menos apetite para outros alimentos mais calóricos.

Tomar chá faz emagrecer
Por si só, o chá não faz emagrecer.

No entanto, alguns chás possuem princípios ativos (diuréticos, laxantes) que podem ajudar a alterar o metabolismo. Mas para perder peso, é necessário mudar comportamentos alimentares e praticar exercício.

Brands