Bem-estar Total

Beleza

Aliados de juventude

Há alimentos que são verdadeiros bálsamos para corpo, deixando a pele mais hidratada, o rosto mais luminoso e uniforme, o cabelo mais macio e luzidio, as unhas mais fortes e resistentes. Eis alguns exemplos onde pode encontrar verdadeiros aliados de juventude:

Vitamina A - cenoura, fígado, ovos, abóbora, batata-doce e queijo mozarela
Vitamina C - frutas cítricas, como laranja e limão, brócolo, morango, pimentão vermelho e manga
Vitamina E - abacate, óleo de soja, óleo de girassol e gérmen de trigo
Selénio - peixe, carnes vermelhas, alho
Melatonina - cereja ou tomate
Biotina - avelãs, ovos ou fígado
Resveratrol - sementes de uvas ou mirtilos

Uma pele sempre bonita

Podemos ver a diferença da alimentação na nossa pele! Vários alimentos naturais melhoram a nossa pele, deixando-a mais bonita, mais jovem, mais macia e bem mais saudável.

Coma bastantes frutas: as vermelhas impedem o envelhecimento e as cítricas evitam rugas.
Coma bastantes saladas: a cenoura é rica em betacaroteno, poderoso antioxidante, e o tomate bem presente na dieta mediterrânica é rico em licopeno.
Beba muita água: a água é fundamental para ter uma pele saudável e radiante. Uma boa hidratação é o melhor amigo da nossa pele.

E para um bronzeado perfeito!
Privilegie os betacarotenos, presentes em vegetais e frutas de coloração vermelha ou amarelo-alaranjada, como melancia, cenoura, abóbora, papaia mamão, laranja, manga, beterraba, tomate...
Consuma também alimentos ricos em vitaminas C (citrinos, kiwi, morango...) e E (sementes oleaginosas, óleos vegetais, abacate e gérmen de trigo).
Complemente com alimentos ricos em ómega 3 (sardinha, salmão, bacalhau...), essencial contra manchas e desidratação da pele.

Cuide dos seus cabelos

Perdeu peso há pouco tempo ou fez uma dieta muito restritiva? Reveja a sua alimentação quanto à presença de alimentos ricos em proteínas como os lacticínios, carne, peixe, marisco, ovos e inclua cereais e leguminosas também com alto teor de proteínas.

Se sofre de queda de cabelo, saiba que esta pode estar associada a períodos de stress intenso ou a anemia, muito frequente nas mulheres em idade fértil, por carência de ferro e ácido fólico. Se for o caso, deverá privilegiar a carne, peixe, marisco, frutos secos (alperces, ameixas), vegetais verde-escuro, frutos gordos (nozes, avelãs...) cereais e leguminosas (feijões, lentilhas, grão…). A vitamina C ajuda o organismo a absorver o ferro dos alimentos vegetais. Inclua, por isso, citrinos e outros frutos e legumes frescos no seu menu.

Cuide das suas unhas

As unhas são formadas por queratina, a mesma proteína que se encontra na camada exterior da pele e nos cabelos. Para produzir queratina, o organismo necessita de proteínas. Normalmente os nutrientes são conduzidos às áreas de maior necessidade, deste modo, não sendo as unhas órgãos vitais são dos primeiros elementos a sofrer caso haja escassez de nutrientes. Reveja a sua alimentação quanto à presença de lacticínios, carne, peixe, ovos, e quanto à combinação de cereais e leguminosas que em conjunto (e.g. arroz com feijão) fornecem proteínas de boa qualidade e com preço muito acessível.

Mime-se mais

Além de manter uma alimentação saudável e atividade física regular, dedique algum tempo extra a si mesmo:

• de manhã e à noite não dispense um creme hidratante facial, para proteger a pele do calor e do frio. À noite limpe a pele com um desmaquilhante ou leite de limpeza;
• aplique diariamente um creme hidratante corporal;
• uma vez por semana, mime-se com um banho mais prolongado e aplique um esfoliante no corpo e no rosto e uma máscara no cabelo;
• sempre que possível, invista em massagens de relaxamento;
• ingira, no mínimo, um litro e meio de água por dia, que pode ser sob a forma de chá, sumos naturais e outras bebidas não açucaradas.

Brands